terça-feira, 9 de março de 2010

Educadoras ------- VERSUS ------- Velhos do Restelo

Iniciação à patinagem no Jardim de Infância da Boavista


Se observarmos a foto publicada no Blogue do Jardim de Infância da Boavista podemos verificar que as cinco dezenas de crianças do Jardim fizeram o seu primeiro contacto com os patins na própria sala de aula.

Para as Educadoras deste Jardim de Infância, tal como já acontecera nos outros estabelecimentos do Ensino Pré-Escolar, os Tabus próprios dos "Velhos do Restelo" de que os patins podem estragar o piso já há muito estão ultrapassados. Estes tabus vêm do tempo em que as rodas utilizadas nos patins eram de ferro ou de madeira. Hoje em dia os patins utilizam rodas de borracha, poliuretano e outras fibras de diferentes tipos de dureza e densidade, não causando alguns dos danos que muitas sapatilhas provocam quando se jogam outros tipos de desporto.

Infelizmente há ainda algumas pessoas, algumas delas com responsabilidades profissionais e /ou autárquicas que ainda pensam estar a viver no tempo da roda de ferro, não permitindo a patinagem nalguns pavilhões que são normalmente utilizados por "gigantes" do Basquetebol ou de outros desportos que por vezes ultrapassam uma centena de quilos, não o permitindo a jovens patinadores com um peso corporal muito inferior.

Esta é também uma das razões pela qual a Patinagem, embora fazendo parte dos Programas Oficiais do Ministério da Educação, desde o 1º Ciclo e continuando no 2º e 3º Ciclo muitas vezes não é abordada.




Sem comentários: